Compra x Venda, uma relação desafiadora!

Patricia Zanotelli • 7 de novembro de 2022

Compra x Venda, uma relação desafiadora!

Se você, nos últimos meses, passou por alguma situação de estresse com parceiro comercial ou fornecedor continue lendo esse artigo. É um desabafo e você vai se identificar!


Talvez seja a alta demanda de serviços, ausência de organização ou interesse em faturar mais, quem sabe seja a baixa comissão recebida pelo vendedor ou representante, os motivos podem ser vários, mas a pergunta que me fiz esses dias se refere ao essencial. O que é essencial em uma relação comercial, sem expectativas e sim, qual a base de uma relação entre cliente e fornecedor?


Vamos lá...


Primeiro se colocar no lugar do cliente (empatia), entender sua necessidade e urgência e oferecer soluções que resolvam suas “dores”, nada de ficar enfiando produto “guela abaixo”.


Segundo ser objetivo e ter respeito no sentido de não enrolar ou enganar o cliente. E principalmente, otimizar o seu tempo e do cliente e não gerar mais trabalho com propostas confusas ou incompletas. Sim, o briefing foi bem feito, e você como cliente enviou todas as informações por whatsapp durante a reunião para facilitar a vida do fornecedor pois ele não anotou nada. E sim, a trena estava com você, cliente. Você tirou as medidas necessárias pois o fornecedor não tinha trena. Aqui mais uma vez destaco o RESPEITO, se o outro não valoriza o tempo dele é bom abrir a reunião definindo o tempo que você tem disponível! Simples assim.


Por último e em terceiro lugar, prontidão e ágil retorno são importantes. Não adianta ter o melhor produto, melhor acabamento na costura e tecido e demorar 30 dias para enviar uma proposta ou amostras, pois o seu concorrente está fazendo tudo em 1 semana.


Pois então, senhoras e senhores, são nestes detalhes que reconhecemos os parceiros comerciais e os fornecedores.


Sabe qual é a boa notícia??? No Brasil existem mais de 30 milhões de CNPJs, muitas empresas e empresários comprometidos, se dedicando diariamente para atender melhor os seus clientes e focando em sua evolução.


Keep wallking!!!! Patricia Zanotelli

Por Patricia Zanotelli 7 de novembro de 2022
3 grandes lições sobre Felicidade que você precisa saber!
Por Patricia Zanotelli 7 de novembro de 2022
Boas conexões profissionais, bons resultados!
Por Patricia Zanotelli 17 de março de 2022
Como se manter FODA ao longo da nossa trajetória!
Por Patricia Zanotelli 16 de março de 2022
#2 passos para melhorar sua comunicação no processo de EXECUÇÃO COMERCIAL
Por Patricia Zanotelli 16 de março de 2022
Entendendo o termo Relações Públicas com foco em Execução Comercial
Mais Posts